domingo, 16 de maio de 2010

Classificação do dengue:

Classificação do dengue:

CRITÉRIOS DO DENGUE ± SINAIS DE AVISO:
Sem aviso e sem sinais de alarme.
Com aviso e com sinais de alarme.
Dengue severo (grave), com sangramento e ou com choque.


 Fases do Dengue:
1ª. Incubação.
2ª. Febril.
3ª. Crítica.
4ª. Recuperação.

O Dengue é uma doença sistêmica e dinâmica. O espectro clínico inclui várias formas clínicas graves (severas) e não graves¹. Após um período de incubação que varia de 3 a 14 dias (geralmente de quatro a sete dias) após ter sido mordido por um mosquito portador de um vírus da dengue. Estes sinais e sintomas podem variar, dependendo da forma da doença. A doença começa abruptamente e pode ser seguido pelas 3 seguintes fases: Fase febril - Fase crítica com um possível extravasamento do plasma - Fase de Recuperação. Lembrar que há pacientes que podem apresentar uma termorregulação especial e que não apresentem febre mesmo na vigência de infecções agudas. Os pacientes normalmente desenvolvem febre alta de repente. Esta fase aguda febril normalmente dura 2-7 dias em media e sendo muitas vezes acompanhado de rubor facial, eritema generalizado, dor no corpo, mialgia, artralgia e cefaleia¹. Na maioria das vezes, numa variação de 29 a 56% dos casos, as pessoas infectadas não apresentam quaisquer manifestações clínicas ou apresentam somente um quadro clínico autolimitado com poucos sintomas. O percentual de infecções assintomáticas está relacionado a fatores ambientais, individuais, do vetor e do próprio vírus. Dengue sem aviso e sem sinais: Assintomático, ou seja, que não apresenta sintomas. Algo muito grave, pois o enfermo não sabe que teve dengue, não sabe informar ao médico, havendo a possibilidade de outra febre do dengue necessariamente com outro sorotipo, que de acordo com a teoria sequencial ou a multifatorial levar ao dengue grave. A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções do dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
Numa parcela bem menor da população a infecção pode ter sintomas, que irá de uma enfermidade com ou sem sinais de alarma até uma forma grave por vezes fatal, que é a síndrome de choque do dengue. Não podendo continuar a ser subdiagnosticada e subnotificada.  O que torna a situação mais grave ainda é que, a cada epidemia, a entrada de um novo sorotipo altera o estado clínico da patologia e aparecem pacientes com situações mais atípicas e de maior gravidade que necessita de hospitalização. No dengue provável sem sinais de alarma ele deve vir associado a dois dos seguintes critérios: cefaleia, prostração, astenia, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária, fotofobia, lacrimação, hiperemia da conjuntiva, inflamação na garganta, odinofagia, vertigem, zumbido, rubor facial, eritema, exantema acompanhado ou não de prurido cutâneo, anorexia, náuseas, vômitos, diarreia e febres amolecidas assim como linfadenopatias. Alem do teste de laboratório evidenciando como primeira anormalidade no hemograma completo, uma diminuição progressiva do total  das células brancas (leucopenia), aumento do HCT simultâneas com uma rápida diminuição do número de plaquetas e a prova do laço positiva(3,4). Devemos realizar obrigatoriamente tal prova quando há uma suspeita de dengue. Considera-se a prova positiva quando houver 20 ou mais petéquias em adultos, ou 10 ou mais em crianças. Numa área de mais ou menos 1,78 cm de diâmetro no antebraço do paciente, após insuflação do manguito até o valor médio da PA sistólica e PA diastólica em um intervalo de 5 minutos para adultos e 3 minutos para crianças.
A infecção primária é pensada para induzir proteção ao longo da vida imunidade para o sorotipo infectante. Os indivíduos que sofrem de uma infecção são protegidos de doença clínica com um sorotipo diferente numa media de 2 - 3 meses da infecção primária, mas sem atravessar em longo prazo, a imunidade protetora. È a dengue secundaria pode ser bem mais grave e com varias complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário