sábado, 27 de fevereiro de 2010

Febre da dengue & Febre hemorrágica & Síndrome do Choque:



A infecção com qualquer um dos quatro sorotipos da dengue pode produzir o espectro completo da doença e da gravidade. O espectro da doença pode variar desde uma leve, síndrome febril não específica para dengue clássico (DF), para as formas graves da doença, dengue febre hemorrágica (FHD) e síndrome do choque da dengue (SCD). Há uma longa discussão sobre se DHF / SCD representa um processo separado fisiopatológico ou é apenas o extremo oposto da mesma doença. Ao contrario da DF que segue uma situação desconfortável, mas relativamente benigna de curso limitado. 
Fase febril: Viremía e Febres altas.
Fase crítica de vazamento do  plasma: Ocorre um aparecimento repentino de graus variáveis de extravasamento de plasma para a cavidade pleural e abdominal.
Convalescença ou fase de reabsorção: parada súbita do vazamento de plasma com a concomitante reabsorção do plasma extravasado e fluido. Ocorrendo normalmente no período da defervescência.
Nunca esquecer que pode ocorrer manifestações hemorrágicas na dengue clássica, porem são em geral de menor intensidade e gravidade.
 O reconhecimento precoce da fase clínica do paciente é importante a fim de adequar o manejo clínico, monitorar a eficácia do tratamento, e para antecipar quando as mudanças na sua gestão são necessárias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário